Bazinga! Orange is the new black

8 Comments
A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman (Taylor Schilling), que mora em Nova York e é sentenciada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas em favor para sua ex-namorada, Alex Vause (Laura Prepon), que é peça importante num cartel internacional de drogas. O delito ocorreu dez anos antes do início da série e, no decorrer desse período, Piper seguiu sua vida tranquila entre a classe média-alta de New York, ficando noiva de Larry Bloom (Jason Biggs). Quando presa, Piper reencontra Alex (que menciona Piper em seu julgamento, causando sua prisão): elas reanalisam seu relacionamento e lidam com suas companheiras de prisão. Ao final da segunda temporada, resta a Piper o cumprimento de 8 meses de sua sentença.
A série inspirada no livro de Piper Kerman: Orange is the new black (sinopse e capa abaixo), apresenta parte da história de vida da própria autora, quando a mesma é presa e toda uma trama é desenvolvida a partir desse ponto. A diferença entre o seriado e o livro é, como comumente, que a série apresenta uma ficção mais arrojada ao público (ou seja, os fatos reais são dobrados à maneira que fique mais instigante) e a obra literária expõe o ponto de vista de Piper Kerman, e sua verdadeira trajetória durante o período.


Com um bom emprego e prestes a casar, Piper Kerman um dia recebe uma visita inesperada da polícia. Ela estava sendo intimada a responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. O pior é que as acusações procediam: anos antes, logo depois de sair da faculdade, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a transportar uma mala cheia de dinheiro para a Europa. Após uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, ela é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina.

Em Orange Is the New Black, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, ela logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que imaginava e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.  (Saraiva)


Resolvi então falar sobre os personagens principais e suas respectivas personalidades na vida real, já que estão todos comentando sobre o seriado em si. Poucos sabem, mas Orange is the new black é a única série que acompanho atualmente, posto que raramente tenho tempo ou cabeça para assistir dois seriados num mesmo período de tempo. Ainda não tive a oportunidade de adquirir o livro (Intrínseca), mas o show de TV é disponibilizado apenas pela Netflix (tipo de programação via internet), porém o Torrent (progama para computadores) sempre tem a sensibilidade de nos conceder para download em high definition.

Taylor Schilling (atriz que interpreta Piper em Orange is the new black) e Piper Kerman

Antes de tudo, vos apresento Piper Chapman (esquerda) e Piper Kerman (direita). A atriz Taylor é a protagonista no seriado, representando a verdadeira Piper – bem parecidas, não? – e justamente por isso nos enganamos ao pensar que todos os outros personagens têm semelhança com os interpretados. Que tal mudar a visão? Piper Kerman, autora do livro, diz que o seriado é meramente fictício! A verdadeira história está em sua obra publicada, grande parte do que acontece lá é apenas um hey para o expectador.

Quais as decepções não tão decepcionantes? Alex Vause e Piper nunca tiveram um relacionamento na prisão 
 você pode encontrar a entrevista de Catherine (interpretada como Alex) e a carta em resposta de Kerman, em inglês, aqui. Lá ambas explicam toda essa confusão na cabeça dos fãs.

Segue abaixo a foto da atriz Laura Prepon (Alex Vause) na esquerda e Catherine Cleary na direita. De acordo com Cleary, ela e Piper não chegaram a ter um romance, como a própria engenheira se refere durante a entrevista: não passava de uma "amizade colorida", Kerman não parece concordar e retruca durante a carta: "Se Cleary acredita que nunca fomos namoradas, é uma novidade impressionante pra mim, apesar de certamente essa não ser a primeira vez que ela me surpreende."




As aparências enganam! Mas de acordo com alguns blogs visitados por mim na internet, a descrição de Vause no seriado é bem próxima da realidade, infelizmente não foram encontradas fotos de Catherine nos anos do acontecimento. Aqui estão apenas algumas descrições, em breve voltarei com mais detalhes e fatos curiosos! Abraço da literata.




Talvez você também goste:

8 comentários:

  1. Tô louca pra ler o livro e ver a serie..já vi muita gente falando bem :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um seriado pesado, emocionalmente falando, mas pra quem gosta do estilo agrada bastante!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, amor. Não é do tipo de série que me agrada, mas o livro realmente parece ser bom. Ultimamente o fato de colocar a vida de alguém em filmes ou livros anda sendo bem explorada, mas como disse bem, com um ponto mais focado em certas audiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas raramente filmes baseados em livros ficam completos e bons. Por isso tenho preferência por seriados, apesar de não conseguir acompanhar muitos.

      Excluir
  3. Estou bastante curiosa para ver a série, acho que nunca vi nada parecido, então gostaria de saber se gostaria, ou não.

    Beijos,
    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso correr e ler / assistir essa série só ouço elogios .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir