(Resenha) A ruptura – Christie Golden

4 Comments

Título: A ruptura (World of Warcraft)
Autor(a): Christie Golden
Páginas: 339
Editora: Galera Record

Thrall, Chefe Guerreiro da Horda e sensível xamã, notou uma mudança perturbadora no mundo de Azeroth. Os espíritos elementais relacionados à terra, ao ar, à água e ao fogo estão confusos. Há secas, tempestades, enchentes e terremotos afetando todos e desestabilizando ainda mais a paz entre a Aliança e a Horda. Numa época em que o rei Varian Wrynn de Ventobravo planeja uma ação violenta, e os elfos noturnos estão mais hostis aos orcs. Thrall precisa descobrir o que há de errado com os espíritos elementais porque o preocupante comportamento deles parece ser o primeiro sinistro aviso do Cataclismo por vir. 





Quem me acompanha no instagram (
@aliterata) já notou que esse livro tem sido um grande companheiro para mim, geralmente não costumo repetir livros nas fotos que posto por lá, mas não resisti com A ruptura. Uma capa linda e um livro extraordinário. Nossa escritora da vez é Christie Golden, best-seller no New York Times (E como não? Escrevendo assim eu a consideraria uma deusa), além de escrever sobre o mundo Warcraft, ela já escreveu mais de dez romances para a série Star Trek e três para Star Wars. Agora já deu para imaginar o poder que essa senhora tem em escrever e te prender ao livro?

Como muitos já devem saber, World of Warcraft é um jogo da Blizzard. Porém, o que poucos sabem é que por trás do jogo há toda uma história, que é muito bem contada por Christie Golden em seus livros. Sempre tive certo preconceito por jogos, não por não gostar, e sim por não saber jogar, eu sei o que está pensando... Estranho! E é mesmo, mas depois de experimentar um pouco percebi que esse não é meu tipo de coisa favorita a se fazer, eu prefiro meus livros e minha música. A questão é: meu namorado joga WoW e me apresentou à história, já que eu não jogava. Não quis ler de primeira, achei que não entenderia nada por não jogar.

Não foi bem assim, no começo tive um pouco de dificuldade com os nomes, confesso... Mas com o decorrer do enredo você acaba pegando os personagens aos poucos. Fazia algum tempo que não lia um livro em terceira pessoa, estava mais centrada em John Green e outros em primeira pessoa, e exatamente por isso tudo foi uma novidade. A maneira como Christie descrevia todos aqueles lugares e raças, o encantamento dos personagens pelos elementais. Pelo meu ponto de vista, de leitora e não player, é uma fantasia admirável.

A ruptura se dá início entre Wrath of the Lich King e Cataclysm, quando ambas as facções (Horda e Aliança) estão vivendo num tratado de paz em Azeroth, mas não pode haver paz quando o mundo está sendo arrasado por pura destruição. Os elementais estão perturbados, e nem mesmo os melhores xamãs conseguem controlá-los a fundo. À frente da Aliança temos Varian Wrynn, um rei humano e pai de Anduin Wrynn, e sobre todos os outros conflitos, ainda estão sendo capazes de cuidar dos familiares. Pela Horda, está o Chefe Guerreiro Thrall (xamã), que se vê forçado em deixar sua façção nas mãos de Garrosh – um orc guerreiro que vive pela glória e o impulso – em busca de salvar sua terra das catástrofes por vir. E é então que, com a Horda nas mãos de Garrosh, a paz pode estar comprometida.

Agora vamos saber, por que um livro tão bom não é um célebre aqui no Brasil? Pois bem, pessoal... O porquê é justamente o que eu disse anteriormente, assim como eu tinha um pré-conceito em ler o livro, muitos outros também participam desse grupo. Principalmente por ser um livro que se relaciona a um jogo. Apesar de já ter visto muita gente com exemplares de vários outros jogos (Diablo, por exemplo), WoW ainda não é tão conhecido por aqui porque há poucos livros traduzidos do jogo, só agora que as obras começaram a sair mais que eles estão investindo no novo jeitinho de nós, leitores, também participarmos desse mundo fantástico de World of Warcraft.

Esse foi A ruptura, e meu próximo – também da Christie Golden – será Marés da Guerra. É preciso saber que os livros não seguem uma ordem cronológica dos acontecimentos, então caso esteja lendo e fique em dúvida pode deixar sua pergunta aqui nos comentários ou dar uma pesquisada no Google. Também há outros autores que escrevem sobre WoW, já que o jogo é bastante amplo, porém os livros da Christie são os que mais têm tradução para o Brasil. Abaixo seguem alguns dos personagens principais de A ruptura (
http://us.battle.net/), e algumas dicas. Espero que tenham gostado, esse é um livro “super-recomendo”.  



Facções
H O R D A  A L I A N Ç A
(clique no link acima para entender o significado das facções, tópico importantíssimo para o entendimento do livro.)

Horda: Elfos Sangrentos, Orcs, Taurens, Trolls, Goblins, Renegados,
Aliança: 
Draeneis, Humanos, Anões, Elfos Noturnos, Worgens, Gnomos.


Talvez você também goste:

4 comentários:

  1. Oii :)
    Eu acho muito interessante que ultimamente tenho visto muitos livros sobre jogos. Eu nunca li nenhum mas tenho certa curiosidade pq os temas abordados fazem meu gosto (ação, aventura, etc), o que me falta é tempo de adicionar esses livros nas minhas metas ahaha
    Outra coisa que acho muito legal é que esses livros podem influenciar os gamers a leitura (meu irmão é um exemplo, vive jogando o dia inteiro e nunca lê um livro!)
    Gostei bastante da resenha e do seu ponto de vista sobre o livro!

    Beijos
    Débora - Clube das 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eu falei do meu ponto de vista como leitora, tenho alguns amigos que jogam, inclusive meu namorado, e me indicaram esse livro. Tenho certeza que você não vai se arrepender, Débora. É um ótimo livro!

      Excluir
  2. Quando o assunto é o mundo de Azeroth, eu sou suspeito pra falar. Suspeito só não, muito suspeito! No começo quando adquiri o livro, a última coisa que me veio na cabeça foi de você, tirando o fato de ler, "viciar" na história. Nunca imaginei que a menininha perfeitinha que virou minha namorada ia visitar um mundo de Orcs e Elfos, guerreiros e shamans. De fato fiquei curioso quando me pediu o livro. Mas é outro fato, talvez até desconhecido por você, que eu fiquei ansioso para ver sua resenha a respeito dele... E não é que você se superou? Apontou lado da história que só quem lê sem visão de jogo apontaria. Uma ótima análise de uma ótima obra. Está de parabéns. Te desejo todo sucesso do mundo, meu amor. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha ficou bem longa e cansativa, e o único que tive certeza que iria ler era você. Mas acabou não sendo, felizmente! Tive muito medo de escrever uma resenha sobre A ruptura e, de repente, chegar Horda/Ally aqui acabando comigo por não saber de nada kkk Mas enfim! Muito obrigada, meu bem. Agora é Marés!

      Excluir