(Resenha) Fora de mim – Martha Medeiros

0 Comments


Título: Fora de mim
Autor(a): Martha Medeiros
Páginas: 136
Editora: Objetiva




Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega é um vício sem saída.




Desiludidas e mal amadas atenção: esperança à vista! Martha Medeiros mais uma vez devasta em seus escritos, a arrebatadora obra Fora de Mim retrata a vida de uma mulher bem sucedida e recentemente divorciada de um longo casamento com filhos e tudo, já vejo o brilho verde da esperança pela fenda da minha janela! Afinal sair de um casamento e o divórcio ainda ser amigável tendo filhos não é moleza, não é mesmo?

A personagem de Martha tem personalidade própria e é decidida durante a trama, coisas que valorizo vigorosamente em personagens atualmente devido a decepções anteriores com vários outros livros, mas já não é novidade que os personagens de Martha Medeiros seriam nada mais que o exemplo a se seguir – um de seus livros mais conhecidos (Divã) que inspirou uma minissérie na Globo e um filme, mostra claramente o que Martha quer repassar à população feminina – força e modernidade às mulheres da meia idade.
"E assim caminhávamos para o despenhadeiro de mãos dadas, unidos pelo desespero de querer tanto um ao outro e não vislumbrar atalho algum que nos desviasse da queda."
O romance explora os desenganos amorosos de sua personagem principal e, por vezes, a recusa da protagonista quanto a um único homem, aquele que chega às nossas vidas e muda tudo sem saber e depois encontra um jeito de ir embora, conhece? Esse mesmo! Martha também sofreu os delírios de uma grande paixão, viu amores passando ao lado sem que pudesse confiar na grandeza do sentimento, pois ainda tinha fé – mesmo que indiretamente – em relacionamentos passados. (Spoiler?)

Martha não se preocupou em medir palavras em Fora de Mim, vomitou injúrias e tristezas, repeliu a paixão e abraçou-a sem medo. Narrado em primeira pessoa as informações da protagonista passam a adquirir um nível de realidade ainda maior, o livro é breve, porém não deixa de revelar um dicionário de sentimentos.
"Não sei se as pessoas choram de forma diferente uma das outras, eu choro contraída, como se alguém estivesse perfurando minha alma com uma lâmina enferrujada, choro como quem implora, pare, não posso mais suportar, mas o insuportável é uma medida que nunca tem limite, eu chorei no domingo, na segunda, na terça, em várias partes do dia e da noite, um choro de quem pede clemência, de quem está sendo confrontado com a morte, eu estava abandonando uma vida que não teria mais, eu sofria minha própria despedida, morte e parto, eu tinha que renascer e não queria, não quero,  sinto que caí num vácuo, perdi a parte boa da minha história, e não quero outra, enquanto choro penso que se alguém me visse chorar dessa maneira me salvaria, me prestaria socorro, chamaria uma ambulância, eu nunca vi você chorar, você alguma vez chorou por mim, você sofre a minha ausência, sente minha falta?"


Talvez você também goste:

Nenhum comentário: