Um guia para iniciantes: o quê e como

6 Comments
Ontem durante a tarde recebi um comentário de uma leitora anônima pedindo que eu fizesse um post para iniciantes, e sinceramente nunca havia pensado em documentar algo assim. Estamos sempre tão ligados aos livros em si que, em certos momentos, acabamos por esquecer o resto. Assim como há pessoas que já são aficionadas a ler, também existem aqueles que querem, porém não fazem ideia de por onde começar. E essa teoria é realmente intrigante, por isso decidi adotar ao conselho da nossa leitora.

Primeiramente, recomendo que um iniciante nunca comece com clássicos: tanto da literatura nacional como estrangeira. Um leitor ativo, mesmo que inconscientemente, começou por fases. Assim como tudo que fazemos, devemos começar devagar para que o resultado seja satisfatório. Por que não começar por um clássico? Geralmente, eles são de linguagem extremamente formal. Ou seja, alguém que não está acostumado com Nárnia, provavelmente não poderia se adequar a O cortiço. Inicie sua carga com livros em primeira pessoa, são de fácil entendimento e costumam atrair mais a atenção do leitor, pois os enredos tendem a fixar a ideia de que os sentimentos do personagem estão ligados aos de quem está lendo, porém isso não significa que não há livros em terceira pessoa que sejam de escrita básica. Segue abaixo algumas dicas:


Não trate um livro como dever, caso contrário ele irá se transformar em um. Leia trinta minutos por dia e vá fazendo seu próprio tempo quando estiver preparado para mudanças. Para que seus momentos literários desenvolvam no início, recomendo que não se prenda muito a algumas estórias, ou vai acabar fixado em somente um autor, que é o caso de muitos quanto ao John Green. Ler um livro de cada vez é importante, principalmente para aprender a gravar enredos na memória, e para aperfeiçoá-la ainda mais comece a ler dois livros e testar se consegue não se embaralhar com as estórias.

Ao aumentar sua carga horária e expandir seu vocabulário, passe para livros maiores. Sem preguiça e sem pressão! Não determine uma quantidade de dias para que termine de ler, mas não deixe de ler. Importante: se encantar demais com resenhas de livros gigantes e acabar comprando (é o caso da série As crônicas de gelo e fogo), pode levar o leitor iniciante a deixar o livro de lado em algum canto da estante. Escritores como George R. R. Martin, Tolkien, Dan Brown e Stephen King têm extrema precisão nas palavras, deixe para quando estiver mais paciente e disposto a pegar o livro e um dicionário.

Espero que tenham gostado do post e das dicas, não me considero uma escritora "avançada", mas tenho uma bagagem, assim como todos aqueles que leem. Agradeço pela iniciativa de pedir o post e estou a espera de que venham me dar mais opiniões para os próximos! Abraço da literata.


Talvez você também goste:

6 comentários:

  1. Parabéns pelo incentivo de ler, eu particularmente amo ler livros
    http://quaseit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Particularmente eu não recomendaria Fallen para iniciantes. O livro é um pouco cansativo no inicio, e pode desanimar o leitor.
    Recomendaria "Do seu lado", "Belo desastre", "Procura-se um Marido"... Entre outros.
    Um beijo.
    http://livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Priscila. Mas o primeiro livro de uma saga sempre instiga a curiosidade do leitor, e faz com que ele leia até o final. Eu o coloquei lá exatamente para trabalhar isso. Boas dicas! Beijos!

      Excluir
  3. gostei do post Érica! me lembrei de como comecei a ler e de como era chato na faculdade ter que ler livros obrigatórios. Chato pois as vezes não estávamos no clima de determinado livro, mas tínhamos que termina-los obrigatoriamente :/ rsrs
    beeeijo!

    Blog Dramin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Carol ): Eu sou muito paciente quanto a isso, há algum tempo atrás eu me coloquei o desafio de ler biografias (que acabou passando a ser muitíssimo interessante) e livros clássicos. Está sendo uma experiência boa!

      Excluir