(Resenha) Fazendo meu filme 1 – Paula Pimenta

4 Comments
Título: Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani
Autor(a): Paula Pimenta
Páginas: 336
Editora: Gutenberg

Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir…

Ontem pela noite terminei o primeiro volume da série Fazendo meu filme de Paula Pimenta, uma escritora brasileira autora de muitas febres no Brasil. Paula foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Época em 2012, a escritora teve sua série mais conhecida (Fazendo meu filme) traduzida para inglês depois de uma participação num livro de contos (O livro das princesas) com duas autoras afamadas do estrangeiro e mais uma brasileira: Lauren Kate (trilogia Fallen), Meg Cabot (série O diário da princesa) e Patrícia Barboza (As MAIS).

De primeira, não sabia que nota dar ao livro Fazendo meu filme – A estreia de Fani. Não é o tipo de narrativa que eu iria sugerir, mas o enredo realmente me prendeu, quase que literalmente devorei o livro. Deixei até Martha Medeiros de lado por um tempo, e isso é realmente preocupante. Acontece que Paula Pimenta fez questão em descrever a adolescência de muitas garotas por aí, contando sobre as melhores amigas, os desafios, amores por professores bonitinhos e perigosamente mais velhos, e também  a relação de dois "melhores amigos".

E o mais intrigante: toda aquela história clichê e bobinha de adolescentes à flor da pele a autora conseguiu escrever de forma criativa. Fani, como pode ser visto na capa, é uma juvenil de classe média alta cursando o ensino médio apaixonada por filmes e quer ser uma Cineasta (ao contrário do que deseja sua mãe). Seus melhores amigos são: Gabi, Natália e Leo. O livro se passa em Minas Gerais, onde os adolescentes moram, logo no início dá-se a notar que a estória já começa no fim do ano. Os alunos do colégio de Fani, inclusive ela mesma, já estão lutando para passar de ano e é aí que tudo se estreia: as festas, os amores platônicos, os amores reais, os beijos, as intrigas, brigas e, principalmente, as despedidas (...)

A narração é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Fani e bem próxima do leitor, no prólogo a protagonista faz uma lista de filmes que poderiam ser seus preferidos, e, ao decorrer dos capítulos, como apresentação há a fala de algum deles. Como sou adoradora de filmes, fui logo escolhendo um para assistir, mas tenham em mente que os favoritos de Fani são os românticos. Quase tirei uma estrelinha da classificação de Fazendo meu filme porque a mocinha colocou Constantine como apenas uma estrela, polêmica!
Na minha cabeça só vinha um pensamento. A porta tinha sido fechada, trancando todos os meus sonhos. E quando eu abrisse de novo, não teria mais nada do lado de fora. Só o vazio.
Algo que vale ressaltar em Fazendo meu filme – A estreia de Fani é, certamente, como Paula Pimenta conseguiu colocar tudo bem no patamar de realidade. O livro conta com e-mails trocados, bilhetes, conversas no facebook, poema de Fani, listinha de filmes e paixões, e por aí vai...

Angústia 

E se eu olho e não me olha,
Não sei vem se isso convém...
Descobrir se é bola, ou fora.
Se é pra ir ou não, além.

Essa falta de certeza,
Que a paixão, no inicio, tem.
Ora seduz, ora angustia,
Confunde medo com desdém.

A vontade atiça e machuca.
Sem ter-te. Perto. Ter sem.
E eu me declaro, só no pensamento...
Vê se fica esperto, meu bem.

Fani Castelino Belluz


Talvez você também goste:

4 comentários:

  1. Ótima resenha... O livro deve ser maravilhoso!
    infinite-things.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante sua resenha, me passando a idéia de que o que era pra ser um romance de adolescente se torna uma história interessante, de despedidas ! hehehehe gostei da resenha ! Beijoooss!!!


    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantíssimo, Jayla! Vale a pena ler, flor. Muito obrigada, volte sempre aqui no meu cantinho.

      Excluir